Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Endometriose: entenda a condição de Paloma Duarte e outras famosas

Atriz divulgou que foi diagnosticada com endometriose e afirmou que seu caso precisa de intervenção cirúrgica

Paloma Duarte revela diagnóstico de endometriose
Paloma Duarte revela diagnóstico de endometriose - Reprodução Instagram @palomaduarteoficial)

A atriz Paloma Duarte, 45, divulgou através das redes sociais que recebeu o diagnóstico para endometriose. Outras personalidades também já revelaram que sofrem com a doença, como é o caso de Anitta, Larissa Manoela, Isabella Santoni, Gabriela Pugliesi, Patrícia Poeta e Giovanna Ewbank.

Dados do Ministério da Saúde apontam que uma em cada dez mulheres brasileiras têm endometriose. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 180 milhões de mulheres enfrentam o problema no mundo.

“Eu demorei muito a perceber os sintomas, a levar a sério, acho. Só quando a dor ficou insuportável que fiz a ressonância… Então, irmãs de útero, fiquem atentas. Conversem com seus médicos, prestem atenção ao menor sintoma. Por aqui, enquanto a cirurgia não chega, nos dias que acordo mais sensível o que me ajuda é isso: beijo e carinho. Recomendo!”, diz trecho da publicação de Paloma em seu perfil no Instagram.

O que é endometriose

A doença ocorre quando o endométrio, que é o tecido que envolve a cavidade do útero, começa a crescer em outras partes do corpo. A condição causa dor crônica, inflamação e, em até 50% dos casos, pode levar à infertilidade. O quadro está relacionado a um desequilíbrio hormonal.

“Em algumas situações, este tecido, além de ser eliminado em forma de menstruação, volta pelas trompas, alcança e se deposita na cavidade pélvica e abdominal, formando a doença que, por vezes, é de caráter crônico e progressivo“, explica o Dr. Eduardo Schor, presidente da Sociedade Brasileira de Endometriose.

Conforme o relato de Paloma Duarte, ela demorou para encarar com seriedade os sintomas da doença, e isso é um grave problema. Afinal, saber os sintomas da endometriose é fundamental para receber o diagnóstico precoce e, assim, não adiar o tratamento, causando um sofrimento desnecessário.

Sintomas

De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sintomas de endometriose podem surgir já na adolescência. São eles:

  • Cólicas menstruais progressivas e/ou incapacitantes;
  • Dor profunda na relação sexual;
  • Dor pélvica fora do período menstrual;
  • Diarreia;
  • Constipação intestinal;
  • Modificação da consistência das fezes no período pré-menstrual e na menstruação;
  • Dor ou sangramento ao evacuar ou urinar durante a menstruação.

“Quando a doença é avançada, o intestino grosso pode ser acometido e os sintomas se tornam mais exuberantes. Sangramento ao evacuar, sensação de querer ir ao banheiro toda hora e dificuldade para evacuar são sinais de que a doença já avançou“, alerta o Dr. Schor.

A endometriose também pode não apresentar sintomas, atrasando ainda mais o diagnóstico da doença. Por isso, é de extrema importância fazer exames frequentes para ser diagnosticado o mais rápido possível.

Tratamento da endometriose

O tratamento da endometriose é definido de acordo com os objetivos e sintomas da paciente. Entre as opções estão controle hormonal e cirurgia, procedimento minimamente invasivo, feito por laparoscopia e robótica. 

“Para a melhor escolha, são avaliados itens como idade, desejo ou não de engravidar e tipo da doença. Isso porque ela pode estar localizada nos órgãos genitais ou, no caso da endometriose profunda, em órgãos como intestino e bexiga”, explica o Dr. Marcelo Afonso Daia, Coordenador da Ginecologia do Hospital Albert Sabin (HAS).

O caso de Paloma Duarte é cirúrgico e, de acordo com sua publicação no Instagram, esta é uma situação que a deixa bastante receosa. “Meu caso é cirúrgico e apesar do procedimento ser pouco invasivo, a cirurgia me abala de muitas formas”, diz outro trecho da legenda. No entanto, especialistas afirmam que se trata de um procedimento rápido e seguro.

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde da Mulher

Apresentadora da Globo recebeu o diagnóstico para endometriose em 2020 e, desde então, pratica exercícios físicos para lidar com a doença

Saúde da Mulher

Estudos indicam relação entre a endometriose e o surgimento de câncer. Entenda as chances do quadro se desenvolver

Saúde da Mulher

Conhecer o próprio corpo e entender quando os sintomas do período menstrual fogem do comum é fundamental para detectar a endometriose

Dor

Sentir dor durante o sexo pode ter várias razões, desde problemas de saúde como endometriose à falta de conhecimento do próprio corpo