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Postura e colchão podem te ajudar a dormir bem; veja como

Além de causar cansaço e atrapalhar o rendimento durante o dia, não conseguir dormir bem pode piorar dores no corpo

Postura e colchão podem te ajudar a dormir bem; veja como
Postura e colchão podem te ajudar a dormir bem; veja como - Foto: Shutterstock

O sono reparador é imprescindível para o corpo recuperar as energias e, assim, preservar a saúde do organismo. Dormir bem, no entanto, nem sempre é uma tarefa fácil. Além de dores e condições psicológicas (como estresse e insônia), colchões e travesseiros inapropriados, além de uma má posição, podem atrapalhar o descanso e provocar danos à coluna vertebral.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 30% da população global sofre com algum tipo de dor crônica. No caso específico de dores na coluna, são mais de 600 mil pessoas incapacitadas pela lombalgia, cervicalgia ou desvios como escoliose, lordose e cifose.

Algumas dicas de postura para dormir bem

Para quem sofre com essas dores, algumas dicas de posição na cama podem ajudar a dormir bem, conforme ensina o Dr. Marcus Gaspar, ortopedista e traumatologista da Segmedic. Confira as recomendações do especialista:

  • Dormir de lado com um travesseiro entre as pernas pode ajudar a aliviar a pressão sobre a lombar;
  • Dormir de costas com um travesseiro sob os joelhos também pode ser benéfico;
  • Evite dormir de bruços, pois essa posição pode aumentar a tensão na coluna cervical e lombar.;
  • Opte por colchões de espuma de memória ou de molas ensacadas, que costumam ser boas opções para a maioria das pessoas, pois adaptam-se ao corpo e distribuem o peso uniformemente;
  • Escolha travesseiros com altura que mantenha o pescoço alinhado com o resto da coluna.

Cama e saúde são melhores amigas

A consultora de sono da Ortobom, Gisele Gomes, lembra que dormir bem determina a qualidade do resto do dia. Por isso, é preciso escolher um colchão que atenda às suas necessidades específicas, considerando principalmente problemas de saúde. 

Além disso, para quem sofre de ansiedade ou exerce atividades que exigem muito tempo em pé ou sentadas, é indispensável adotar alguns cuidados especiais.

“Os melhores auxiliares de uma boa cama são o tratamento médico e medidas de relaxamento, como meditação, higiene do sono, alongamento, testar as posições que o corpo mais se sente à vontade… Acho que isso pode aliviar muitos desconfortos”, aponta Gisele Gomes.

Entender as origens das dores na coluna, das questões psicossomáticas e as terapias convenientes com profissionais da saúde especializados são o ponto chave para o casamento entre um dormir renovador e o bom funcionamento do corpo. Afinal, manter uma coluna saudável é garantir mais tempo e qualidade para o presente e para os anos adiante.

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