Connect with us

O que você está procurando?

Fitness

Treino para emagrecer em casa: só 10 minutos por dia

Treinador revela sequência de exercícios rápida, fácil de fazer e que pode te ajudar a queimar mais calorias

Treino para emagrecer
Treino para emagrecer / Foto: Shutterstock

Fazer um bom treino para emagrecer costuma ser o objetivo da maioria das pessoas que iniciam algum tipo de atividade física e identificam aquelas gordurinhas a mais. Mas, ao contrário do que muitos imaginam, não é necessário realizar exercícios mirabolantes e agressivos para o corpo. Apostar em dietas extremamente restritas também tende a ser um erro.

Antes de mais nada, é necessário lembrar que, para perder gordura corporal, é necessário permanecer em déficit calórico. Ou seja, consumir menos energia do que se gasta. Para isso, duas estratégias são fundamentais: comer alimentos que possuem poucas calorias e realizar exercícios regularmente, para intensificar o gasto de energia. E é aí que o treino para emagrecer entra.

E a grande verdade é que, não existe, especificamente, um treino para emagrecer. Qualquer atividade física, dependendo do seu consumo calórico diário, vai te ajudar a perder peso. Por isso, com a ajuda do treinador Carlos Botelho, coordenador da Bodytech Lago Sul, em Brasília-DF, separamos um circuito de exercícios com duração de 10 minutos, que pode ser feito em casa e já vai contribuir para o seu processo de emagrecimento. Confira:

Treino para emagrecer

1 – Polichinelo – Exercício utilizado para aquecer antes de iniciar o treino para valer. Essa atividade movimenta membros superiores e inferiores, contribuindo para a queima calórica. Segundo o treinador, também traz benefícios para a saúde, pois trabalha a resistência muscular e cardiovascular.

  • 2 séries 20s de repetição e descanso de 30s

2 – Skipping sem deslocamento – Também conhecido como corrida estacionária, ou parada. Como o próprio nome já diz, esse exercício consiste em uma simulação dos movimentos de corrida sem sair do lugar, fazendo apenas a elevação dos joelhos. Além de proporcionar a queima calórica, também treina a coordenação motora, a postura e a força dos membros inferiores.

  • 2 séries 20s de repetição e descanso de 30s

3 – Abdominal na prancha – Ou apenas prancha. Esse abdominal garante a resistência muscular e o fortalecimento do abdômen. Além disso, segundo Carlos, resulta em outros benefícios como a melhora da postura e o alívio de possíveis dores na coluna, permitindo maior estabilidade e flexibilidade corporal.

  • 2 séries 20s de repetição e descanso de 30s

4 – Flexão de braços no solo – Exercício muito comum e eficaz quando o objetivo é fortalecer os músculos do tronco, braços e até mesmo da região abdominal. Para quem não consegue realizar o exercício da forma tradicional, em posição de prancha com as pernas esticadas, tente apoiar os joelhos no chão e deixar o corpo inclinado em 45 graus. Dessa forma, o movimento se torna mais fácil e continua eficaz.

  • 2 séries de 15 a 20 repetições e descanso de 30s

Não desista!

5 – Agachamento livre – Para o treinador, esse é um dos exercícios mais completos que existem, capaz de acionar diferentes músculos e estimular a hipertrofia e o emagrecimento, ao mesmo tempo. A atividade simula o movimento de sentar. Por isso, a recomendação é deixar os joelhos um pouco afastados um do outro e alinhados. Flexione o quadril para trás e desça, de forma em que, com o movimento, o joelho não ultrapasse as pontas dos pés.

  • 2 séries de 15 a 20 repetições e descanso de 30s

6 – Afundo dinâmico – Para finalizar o circuito funcional, Carlos recomenda o afundo dinâmico. Excelente exercício para definir coxas e glúteo. Este movimento é realizado “parado” e de maneira alternada. Para executar corretamente, é importante dar um passo nem muito curto, nem muito longo. Ao dar esse passo à frente, projete o peso do corpo na perna que avançou, deixando o tronco e as costas sempre eretos durante o exercício.

  • 2 séries de 15 a 20 repetições e descanso de 30s

“Não é necessário ter aparelhos e acessórios para realizar um treino funcional de qualidade, é possível utilizar o peso do próprio corpo para queimar calorias com eficiência. A quantidade de calorias perdidas depois do treino concluído depende muito da intensidade, condicionamento, faixa etária etc.”, finaliza Carlos.

Fonte: Sport Life.

Advertisement

Você também vai gostar

Emagrecer

Especialista em nutrologia revela onze conselhos simples que podem facilitar a rotina de quem deseja perder peso em 2024

Alimentação

Veja o que incluir na alimentação para conseguir melhorar ou prevenir quadros de inflamação no organismo

Emagrecer

Nutricionista explica o que é necessário fazer para perder peso de maneira saudável e segura

Alimentação

Dieta centralizada no consumo da fruta oferece resultados rápidos mas apresenta riscos