Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

Vilões da dieta? Veja alimentos que não atrapalham a perda de peso

Afinal, o arroz, o macarrão e o pão precisam mesmo ser eliminados da dieta? E no caso do doce de leite? Nutricionista esclarece alguns mitos

Vilões da dieta? Veja alimentos que não atrapalham a perda de peso
Vilões da dieta? Veja alimentos que não atrapalham a perda de peso - Foto: Shutterstock

Na busca pela perda de peso, adotar uma alimentação saudável se mostra fundamental. Mas, muitas vezes, somos levados a restrições alimentares em nome de uma dieta milagrosa – que, aliás, dificilmente faz milagres. 

O principal risco é excluir da rotina alimentos importantes para a saúde do organismo sem necessidade. Afinal, eles sequer atrapalham o emagrecimento, se consumidos adequadamente. É o caso dos carboidratos, por exemplo.

A nutricionista Dani Borges afirma que é comum nos depararmos com uma infinidade de informações sobre nutrição, dietas da moda e restrições alimentares – o que ela chama de terror nutricional. 

“Trata-se dessa pressão que muitas pessoas sentem em relação à alimentação perfeita, à necessidade de cortar diversos alimentos e seguir restrições extremas para alcançar determinados objetivos”, explica. 

No entanto, segundo a profissional, é importante compreender que essa abordagem pode, na verdade, prejudicar a saúde e a sustentabilidade da dieta a longo prazo.

Por que fugir de uma dieta restrita?

A especialista destaca que ao restringir demasiadamente grupos alimentares, como dietas que cortam totalmente carboidratos, vegetais e leguminosas, corremos o risco de privar nosso corpo de nutrientes essenciais. “Cada alimento possui uma contribuição única em termos de vitaminas, minerais e outros nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo”, ressalta.

Além disso, a restrição extrema pode tornar a dieta difícil de manter, especialmente para aqueles que não estão acostumados com essa abordagem.” A sensação de privação e a monotonia alimentar podem levar à frustração, ao desânimo e até mesmo ao abandono da dieta. É fundamental encontrar um equilíbrio, adotar uma abordagem flexível e focar em uma alimentação variada e balanceada”, complementa.

Alimentos que parecem vilões, mas não são

Dani cita alguns alimentos e bebidas que não prejudicam a dieta para o emagrecimento, e que podem ser consumidos moderadamente. Confira:

Água com gás

Você já deve ter ouvido que água com gás engorda. Mas não é o gás que engorda nas bebidas, e sim os açúcares. Dani acrescenta ainda que o que pode engordar são as famosas bebidas gaseificadas e saborizadas que contém açúcar, que na verdade são refrigerantes.

Pão

Esqueça a ideia de que o pão é um vilão da dieta. Segundo a nutricionista, é possível incluir pães em uma alimentação saudável, desde que você escolha opções que combinem com fontes de fibras e proteínas. Assim, você terá uma refeição equilibrada e nutritiva. É interessante optar por pães sem açúcar e com menos ingredientes possíveis no rótulo.

Doce de leite

Surpreendentemente, o doce de leite pode ter menos calorias do que a famosa pasta de amendoim. A nutricionista explica que, em quantidades moderadas, o doce de leite pode ser apreciado, desde que você esteja atento ao seu consumo total de calorias diárias. Ela frisa que é interessante optar pelo doce sem açúcar ou marcas e opções com menos ingredientes possíveis.

Óleo de soja e canola, e azeite

Enquanto o óleo de coco é frequentemente elogiado como uma alternativa saudável, Dani alerta que, na verdade, ele também é rico em gorduras saturadas, e que podem elevar o colesterol e os triglicerídeos. 

Qualquer óleo quando aquecido se torna ruim para a saúde, mas isso não altera em questão de calorias, explica a nutricionista. Ou seja, as calorias continuam as mesmas se consumir quente ou frio. “O ideal é consumir menos óleo no geral, e preferir por consumir alimentos assados ou na airfryer. Não será um fio de óleo individualmente que prejudicará sua dieta”, destaca.

Arroz e macarrão

Esses carboidratos são frequentemente criticados, mas a nutricionista enfatiza que não são vilões por si só. A chave está na porção e no equilíbrio com outras fontes de nutrientes. Opte por combinar com uma boa porção de vegetais, salada e proteínas magras para uma refeição completa.

Uma mesma dieta pode não ser eficaz para todo mundo

Vale destacar ainda que a qualidade geral da dieta é mais importante do que a eliminação de um único alimento. “A individualidade também deve ser considerada. Cada pessoa é única, com diferentes necessidades e preferências alimentares. Portanto, o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra”, destaca. 

“É por isso que é tão valioso buscar orientação de um nutricionista, que poderá elaborar um plano alimentar personalizado, levando em conta suas necessidades, objetivos e estilo de vida”, finaliza a profissional.

Advertisement

Você também vai gostar

Sem categoria

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Entenda a importância do diagnóstico precoce

Saúde Bucal

A cárie oculta costuma surgir em locais onde a escova de dentes e o fio dental não alcançam. Veja como identificar o problema

Beleza

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais feitas no Brasil, mas ainda é cercada de muitos mitos e tabus

Dor

Ortopedista aponta que a dor pode surgir no quadril sem percebermos, e irradiar para o joelho, causando bastante desconforto