Connect with us

O que você está procurando?

Fitness

Yoga na gravidez: conheça os benefícios e posições indicadas

Professora de yoga explica como a prática pode ser benéfica para a mãe e o bebê durante a gestação, com impactos físicos e mentais

Yoga na gravidez: conheça os benefícios e posições indicadas
Yoga na gravidez: conheça os benefícios e posições indicadas - Foto: Shutterstock

O yoga é um grande aliado na gravidez. Apesar disso, muitas mulheres deixam de praticar a modalidade por conta de algumas dúvidas e mitos sobre o tema. Como consequência, não aproveitam os benefícios que a modalidade pode oferecer.

A gravidez é um período importante e muito sonhado na vida de algumas mulheres, mas é uma fase igualmente delicada. Isso porque demanda uma série de cuidados para ser o mais tranquila possível. 

Uma das técnicas mais usadas para garantir a saúde, qualidade de vida e bem estar físico e mental durante todo o processo é a prática de yoga, afirma a professora de yoga, especializada no Método Kaiut Yoga, Bruna Tiboni Kaiut.

“Infelizmente cada vez mais muitos mitos têm surgido sobre o yoga, o que afasta muitas mulheres de uma prática, com diversos benefícios comprovados cientificamente, e que podem tornar toda a experiência da gestação muito mais tranquila”, diz a profissional.

Pensando nisso, a especialista respondeu as cinco dúvidas mais comuns sobre o yoga durante a gestação. Confira:

É seguro praticar yoga durante a gestação?

“Uma das dúvidas mais comuns sobre o yoga na gravidez é a segurança tanto da mãe, quanto do bebê, principalmente em relação às posturas. Porém, na prática para gestantes são usadas técnicas específicas que garantem a segurança plena”, afirma Bruna.

Ainda assim, também é importante consultar seu médico, pois algumas gestações podem ter necessidades específicas.

Quando começar?

Na verdade, a prática de yoga pode ser realizada até mesmo antes de engravidar, como forma de estimular a fertilidade, revela a professora de Kaiut Yoga.

“Durante a gestação, com adaptações para cada fase e no pós-parto, para a recuperação da mulher, a menos que sua gravidez tenha algum tipo de restrição”, diz.

Quais os benefícios?

Segundo a profissional, o yoga traz grandes benefícios mentais para a gestante, como melhora do estresse, ansiedade, prevenção da depressão pós-parto e melhora da conexão mãe-bebê.

Além disso, há também os benefícios físicos, como redução de dores durante o parto normal, fortalecimento muscular, melhora da postura, do sono, e da recuperação pós-parto, seja ele via cesárea ou natural.

Posição do bebê

“Um mito muito comum sobre o uso do yoga na gravidez é de que a prática teria influência negativa na posição do bebê na barriga, mas há poucas evidências neste sentido”, destaca Bruna.

Pelo contrário, conforme a professora, estudos indicam a ação do yoga como benéfico para a hora do parto, tornando-a mais tranquila e estimulando a mobilidade pélvica necessária para acomodar o espaço interno gerado pelo bebê.

Quais posições devo fazer?

Existem diversas posições que podem ajudar durante a gestação, mas algumas se destacam. Bruna descreve as principais:

  • Badhakonasana: consiste em sentar-se com as costas na parede, as solas dos pés unidas e os joelhos para os lados por alguns minutos;
  • Viparita Karani:, onde você se deita com as pernas para cima apoiadas na parede em 90º;
  • Virasana: em que você se ajoelha entre os calcanhares com as pernas entreabertas;
  • Sukhasana: na qual você se senta com a coluna relaxada e as pernas cruzadas com as mãos apoiadas nos joelhos;
  • Supta Baddha Konasana: em que a mulher deita-se de costas em um tapete, solas dos pés encostadas, joelhos caindo para as laterais.
Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Além dos fatores de risco já conhecidos, médico aponta que as mudanças climáticas contribuem para o aumento de casos de AVC

Diabetes

A alimentação é um verdadeiro desafio para pacientes com diabetes, seja do tipo 1 ou tipo 2 da doença. Veja as recomendações de especialista

Doenças

O diagnóstico pode ser feito ainda na maternidade, e o tratamento da perda auditiva é indispensável para o desenvolvimento da criança

Saúde da Mulher

Médica recomenda abandonar os apps e as tabelinhas para se atentar aos sinais que o corpo dá. Veja como identificar a ovulação