Connect with us

O que você está procurando?

Fitness

Correr está entre suas metas de 2024? Veja alguns cuidados antes de começar

Não basta sair à rua ou ir para a pista e simplesmente começar a correr. Veja quais cuidados adotar antes de iniciar a prática

Correr está entre suas metas de 2024? Veja alguns cuidados antes de começar
Correr está entre suas metas de 2024? Veja alguns cuidados antes de começar - Foto: Shutterstock

Janeiro é o mês de colocar as metas de ano novo em prática. E, para quem procura abandonar o sedentarismo e ter uma rotina mais saudável, começar a correr é uma das escolhas mais comuns. Porém, não basta apenas calçar um tênis e apertar o passo. Afinal, praticar corrida sem os devidos cuidados pode ser altamente prejudicial.

Pensando nisso, a educadora física Thais Nascimento, do GetNinjas, passou seis cuidados importantes antes de começar a correr. Confira:

1. Procure um médico

Não adianta ir pelo “embalo” de um certo alguém. Ou seja, não se baseie no achismo e procure orientação médica para que possa atestar que você está apto para atividade física.

“Antes de pensar em praticar qualquer atividade física, é essencial procurar por um médico e realizar exames periódicos. É muito importante que o seu corpo esteja preparado para a prática de atividades físicas”, pontua Thais.

2. Fortaleça a musculatura

“No ambiente das academias de ginástica, há uma diversidade de equipamentos que proporcionam fortalecimento. Porém, há alguns exercícios feitos em casa de forma adaptada que também ajudam a alcançar este objetivo”, complementa a profissional.

3. Pratique exercícios educativos antes de correr

A musculatura em boa condição dá suporte para o início dos exercícios. Além disso, ajuda na postura correta da atividade.

“Somente após o fortalecimento da musculatura é que é recomendado iniciar os exercícios educativos. Eles são chamados de educativos porque são responsáveis pela melhora de cada movimento da modalidade e também ajudam na postura para a execução da atividade”, diz.

4. Use os calçados certos para correr

A escolha minuciosa do tênis faz a diferença no desempenho nas pistas. Portanto, esqueça aquele clichê do “bom e barato” e faça o investimento no objetivo que contribui para evitar lesões.

“Calçado adequado é um item indispensável para praticar corrida, porque, além de contribuir com o seu conforto, previne lesões nas articulações e evita dores nos pés, nas pernas e na coluna. Além disso, te ajuda a ter um rendimento melhor durante a atividade”, afirma.

5. Não pule os treinos

Cumpra com a rotina semanal, pois só a regularidade pode atender o seu objetivo. “Se exercitar no mínimo três vezes por semana é o ideal para alcançar sua meta. Isso inclui exercícios na academia, atividades em casa e corridas na rua. O importante é manter o foco e a frequência das atividades”, analisa.

6. Devagar e sempre

“Comece com pequenos treinos e intercale a corrida e caminhada ou corrida e descanso. Assim, seu corpo vai se adaptando à nova rotina e se condicionando. Tente tudo isso na esteira, inicialmente, e, de maneira gradativa, intercale com corrida de rua”, encerra Thais Nascimento.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Além dos fatores de risco já conhecidos, médico aponta que as mudanças climáticas contribuem para o aumento de casos de AVC

Diabetes

A alimentação é um verdadeiro desafio para pacientes com diabetes, seja do tipo 1 ou tipo 2 da doença. Veja as recomendações de especialista

Doenças

O diagnóstico pode ser feito ainda na maternidade, e o tratamento da perda auditiva é indispensável para o desenvolvimento da criança

Saúde da Mulher

Médica recomenda abandonar os apps e as tabelinhas para se atentar aos sinais que o corpo dá. Veja como identificar a ovulação