Connect with us

O que você está procurando?

Insônia

Dormiu mal? Saiba como driblar os efeitos da insônia e fazer o dia render

Além de impedir o descanso noturno, a insônia deixa efeitos que atrapalham nosso rendimento ao longo do dia

Dormiu mal? Saiba como driblar os efeitos da insônia e fazer o dia render
Dormiu mal? Saiba como driblar os efeitos da insônia e fazer o dia render - Foto: Shutterstock

A importância do sono para a saúde física e mental é inquestionável, sendo um pilar tão fundamental quanto uma boa alimentação e exercícios regulares. Portanto, noites mal dormidas, em que a insônia bate em cheio, costumam atrapalhar a harmonia do nosso corpo e, principalmente, nosso rendimento no dia seguinte.

No entanto, embora uma noite de insônia possa parecer devastadora, existem estratégias eficazes para mitigar seus efeitos, comenta o médico nutrólogo Dr. Ronan Araujo.

Efeitos da insônia no organismo

Vale destacar que a privação de sono afeta negativamente o cérebro. Assim, impacta a capacidade de tomada de decisões, a memória, a atenção e aumentando sentimentos de ansiedade e depressão. 

Isso ocorre devido à diminuição da atividade no córtex pré-frontal e ao aumento da atividade na amígdala, afetando nosso controle emocional e funções executivas, explica Ronan.

Como driblar a baixa disposição

Para “limpar a névoa” de uma noite com insônia, a primeira recomendação é uma soneca breve. Limitar esse repouso a 30 minutos pode prevenir a inércia do sono e revitalizar as funções cognitivas comprometidas.

Além disso, o consumo moderado de cafeína pode melhorar temporariamente o estado de alerta e a cognição. Porém, deve ser feito com cautela para evitar efeitos adversos como ansiedade e aumento da frequência cardíaca.

A atividade física também se mostra uma poderosa aliada. Isso porque ajuda a combater os efeitos negativos da privação de sono tanto a curto quanto a longo prazo. 

Aliás, um estudo recente demonstrou que exercícios após uma noite sem dormir melhoraram significativamente o desempenho cognitivo dos estudantes universitários. 

Ademais, a exposição à luz natural, especialmente ao meio-dia, pode aumentar significativamente o estado de alerta. Nesse sentido, uma caminhada ao sol é uma excelente forma de combinar os benefícios da luz com os do exercício, destaca o nutrólogo.

Porém: nada substitui uma noite bem dormida

É essencial reconhecer que essas estratégias, embora úteis, não substituem uma noite bem dormida. O Dr. Ronan Araujo destaca que é crucial adotar medidas de controle de danos para minimizar os riscos associados à fadiga extrema, como evitar dirigir após uma noite em claro, pois o desempenho pode ser comparável ao de alguém sob o efeito do álcool. 

Além disso, atitudes como adaptar as demandas do dia de acordo com o ritmo circadiano e evitar multitarefas podem ajudar a gerenciar melhor as tarefas enquanto se está privado de sono.

Nesse sentido, priorizar tarefas de acordo com os picos naturais de energia durante o dia e evitar decisões importantes ou conversas pesadas pode prevenir erros e estresse adicional. 

É crucial ainda lembrar que a irritabilidade e a reatividade emocional são amplificadas pela insônia, o que pode afetar negativamente as interações sociais e as tomadas de decisão.

“A solução definitiva para os problemas causados por uma noite mal dormida é garantir um sono de qualidade na noite seguinte. Isso significa criar um ambiente propício ao descanso, estabelecer uma rotina relaxante antes de dormir e priorizar o sono como um componente essencial do bem-estar geral”, destaca o médico.

Ronan reforça que o sono não é apenas um período de descanso, mas um estado ativo essencial para a recuperação física e mental, crucial para manter a saúde e melhorar a qualidade de vida.

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde da Mulher

Médica recomenda abandonar os apps e as tabelinhas para se atentar aos sinais que o corpo dá. Veja como identificar a ovulação

Câncer

Ícone do pagode dos anos 90, Anderson Molejão morreu nesta sexta-feira (26) vítima de um câncer raro na região da virilha

Saúde Mental

No filme de Todd Phillips, os personagens de Joaquin Phoenix e Lady Gaga sofrem de Folie à Deux, uma síndrome psiquiátrica rara

Doenças

Hoje é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/04), data que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a...