Connect with us

O que você está procurando?

Emagrecer

É possível emagrecer sem flacidez: nutróloga dá dicas

A flacidez é uma consequência comum da perda de peso. Contudo, nutróloga ensina truques para emagrecer mantendo a pele e o corpo firmes

É possível emagrecer sem flacidez: nutróloga dá dicas
É possível emagrecer sem flacidez: nutróloga dá dicas - Foto: Shutterstock

Perder peso nem sempre é uma questão de estética. Afinal, diminuir os números na balança pode ser uma indicação médica para proteger a saúde e evitar uma série de doenças. No entanto, após emagrecer, questões de aparência podem surgir, como a temida flacidez.

A flacidez pode surgir como uma consequência indesejada para quem se esforçou arduamente para eliminar os quilos extras. Felizmente, é possível adotar estratégias que minimizem esse efeito colateral, proporcionando não apenas um corpo mais esbelto, mas também firme e tonificado.

Pensando nisso, a médica Dra. Nathany Ribeiro dá 6 dicas para ajudar nesse processo de emagrecimento sem cair na flacidez. Confira:

1 – A manutenção de uma alimentação equilibrada

O ponto de partida para um emagrecimento saudável e livre de flacidez reside na alimentação, destaca Nathany. Isso porque uma dieta equilibrada é essencial, não apenas para a perda de peso, mas também para a saúde da pele. 

“Inclua alimentos ricos em proteínas, vitaminas e minerais, elementos-chave para a manutenção da elasticidade cutânea”, recomenda a médica. 

 2 – Hidratação e sua importância para uma pele firme

Manter-se hidratado é fundamental durante o processo de emagrecimento. Afinal, a água desempenha um papel crucial na elasticidade da pele, ajudando a prevenir a flacidez. 

Por isso, a nutróloga recomenda o consumo de pelo menos dois litros de água por dia para promover uma hidratação interna e externa eficaz. 

3 – Exercícios físicos para evitar flacidez

A prática regular de exercícios de resistência é um componente-chave para tonificar os músculos e evitar a flacidez. 

Especialmente os treinos focados em força, como musculação e crossfit, ajudam a manter a firmeza muscular. 

A especialista lembra, contudo, que orientação de um profissional de educação física é valiosa para um programa de exercícios personalizado. 

4 – Perder peso gradualmente é o segredo

“Evite a tentação de regimes, que são extremamente restritivos e que prometem perda de peso rápida”, enfatiza Nathany. 

Segundo a médica, uma abordagem gradual através de dieta, que é um modo adequado de se alimentar, permite que a pele se ajuste progressivamente ao novo contorno do corpo, reduzindo o risco de flacidez. 

“A estabilidade no processo de emagrecimento é crucial para evitar o efeito sanfona”, destaca.

5 – Tratamentos estéticos para preservar a firmeza da pele

Para resultados mais rápidos, tratamentos estéticos podem ser aliados poderosos, diz a profissional. 

“Procedimentos como radiofreqüência, ultrassom microfocado, bioestimuladores de colágeno e ácido hialurônico, por exemplo, estimulam a produção de colágeno, promovendo a firmeza da pele”, indica a nutróloga. 

6 – A manutenção de cuidados diários

Além da hidratação interna, a médica lembra que nutrir a pele externamente é crucial. Portanto, utilize cremes hidratantes ricos em antioxidantes e vitaminas, contribuindo para a manutenção da saúde da pele durante o emagrecimento.

“Emagrecer sem flacidez requer uma abordagem holística que vai além da simples perda de peso. Desde uma alimentação equilibrada até a prática regular de exercícios e cuidados específicos com a pele, cada passo é crucial para alcançar não apenas a silhueta desejada, mas também a firmeza e a saúde da pele ao longo dessa jornada. Adotando essas estratégias, é possível conquistar o corpo dos sonhos de forma sustentável e saudável”, finaliza a profissional.

Advertisement

Você também vai gostar

Sem categoria

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Entenda a importância do diagnóstico precoce

Saúde Bucal

A cárie oculta costuma surgir em locais onde a escova de dentes e o fio dental não alcançam. Veja como identificar o problema

Beleza

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais feitas no Brasil, mas ainda é cercada de muitos mitos e tabus

Dor

Ortopedista aponta que a dor pode surgir no quadril sem percebermos, e irradiar para o joelho, causando bastante desconforto