Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

Sucos poderosos: aprenda 5 receitas que vão fortalecer sua saúde

Nutricionista ensina cinco diferentes receitas de sucos para tratar desde o coração até problemas emocionais. Veja como fazer

Sucos poderosos: aprenda 5 receitas que vão fortalecer sua saúde
Sucos poderosos: aprenda 5 receitas que vão fortalecer sua saúde - Foto: Shutterstock

Cuidar da saúde deve ser uma preocupação diária, o que envolve uma rotina de exercícios físicos, check-ups médicos e uma alimentação balanceada. Além disso, a gestão do estresse e evitar fatores de risco com o tabagismo e a obesidade também é fundamental. Felizmente, a ingestão de alguns sucos específicos pode ajudar nesse sentido.

“Sucos preparados com frutas, hortaliças ou legumes fornecem substâncias funcionais ao organismo. Dessa forma, aliados a uma dieta equilibrada, dependendo dos ingredientes e suas combinações, combatem problemas específicos e ajudam a prevenir doenças”, diz a nutricionista Greice Caroline Baggio.

Sendo assim, a especialista separou cinco receitas de sucos funcionais para blindar sua saúde em diferentes aspectos. Confira:

1. Para fortalecer o coração

Ingredientes: 1 maçã com casca, 1 laranja sem casca e sem sementes, 1 colher (sopa) de linhaça, 1 colher (sopa) de aveia em flocos finos, 1 copo grande (250ml) de água.

Dica na nutri: “As fibras solúveis encontradas nas frutas cítricas, maçã e aveia retardam a absorção de gorduras e glicose durante a digestão, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, a maçã, rica em quercetina, ainda evita a formação dos coágulos sanguíneos. E a linhaça, por conta do ômega 3, funciona como um potente antioxidante e anti-inflamatório”, explica.

2. Melhorar o processo gastrointestinal

Ingredientes: 1 fatia de mamão formosa, 1 laranja sem casca e sem sementes, 1 ameixa-preta sem caroço, 1 colher (sopa) de linhaça dourada, 1 copo grande (250ml) de água.

Dica da nutri: “As fibras atuam como uma espécie de esponja e, junto com a água, tornam as fezes mais volumosas, o que estimula e acelera o trânsito intestinal”, conta Greice.

3. Promover sensação de bem-estar

Ingredientes: 1 copo grande (250ml) de bebida à base de soja, 5 morangos, 1 banana, 1 colher (sopa) de nozes ou castanhas picadas.

Dica da nutri: “O triptofano é um aminoácido essencial precursor da serotonina, que atua no sistema nervoso central e transmite sensação de prazer e bem-estar ao corpo. Alimentos de origem vegetal como soja, castanhas, nozes, banana, laranja e abacate, por exemplo, são ricos na substância”, esclarece a nutricionista.

4.Combater a anemia

Ingredientes: 2 folhas de couve picadas, 2 laranjas sem casca e sem sementes, 1 fatia média de abacaxi sem casca,1 copo grande (250ml) de água.

Dica da nutri: “As folhas de couve são ricas em cálcio, fósforo e ferro, minerais importantes para a formação das células do sangue. A laranja, assim como o abacaxi, contém vitamina C, indispensável à boa absorção do ferro pelo organismo”, diz Greice.

5. Recuperar da diarreia

Ingredientes: -1 fatia de melancia, folhas de capim-cidreira, 1 colher (sopa) de linhaça dourada, 1 colher (sopa) de gérmen de trigo, 1 copo (250ml) de água mineral.

Dica da nutri: “Em casos de diarreia, a hidratação é fundamental. Como a água por si só não repõe os nutrientes necessários para a recuperação do organismo, o suco pode ser uma boa opção. A melancia é composta por grande quantidade de água e fornece vitaminas A e C, potássio e outros minerais. O capim-cidreira tem propriedade calmante e não irrita a mucosa intestinal”, finaliza a nutricionista.

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

Pesquisa do Insper revelou que as mulheres estão dando à luz antes do tempo ideal, o que coloca em risco a saúde do bebê

Emagrecer

Perder peso no inverno não costuma ser uma tarefa fácil, mas a ingestão de alimentos termogênicos pode acelerar o processo

Doenças

O acidente vascular cerebral (AVC) é uma das principais doenças que atingem o sistema nervoso, levando a graves complicações de saúde

Beleza

Regiões como braços, abdômen e coxas frequentemente são marcadas pela flacidez, mas tecnologia pode corrigir imperfeições