Connect with us

O que você está procurando?

Emagrecer

Efeito sanfona: hormônios podem te impedir de vencer a obesidade

Dietas que não dão certo podem ter relação com o desequilíbrio hormonal, o que atrapalha no combate à obesidade

Efeito sanfona: hormônios podem te impedir de vencer a obesidade
Efeito sanfona: hormônios podem te impedir de vencer a obesidade - Foto: Shutterstock

Você faz dieta, restringe alimentos gordurosos e o açúcar, e até pratica exercícios físicos vez ou outra, mas não consegue vencer a obesidade. Muitas vezes, a causa é hormonal, e por isso parece tão difícil diminuir os números na balança. 

De acordo com o Dr. Renan Botelho, médico pós-graduado em Nutrologia na Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), nas mulheres é ainda mais fácil perceber os impactos do desequilíbrio hormonal no combate à obesidade. “O corpo das mulheres fala com elas. Eles apresentam sintomas”, diz o profissional.

Conforme o especialista, alguns sinais podem indicar uma disfunção dos hormônios, o que pode ser propulsor do excesso de peso. É o caso, por exemplo:

  • Cansaço e fadiga;
  • Sono ruim;
  • Inchaço;
  • Intestino ruim;
  • Efeito sanfona;
  • Unha fraca;
  • Cabelo fraco;
  • Pele muito oleosa ou muito seca;
  • Acne;
  • Manchas escurecidas nas áreas de dobras do corpo.

“Esses são sintomas que têm relação com hormônios que estão diretamente relacionados à obesidade. Por isso, as pacientes não conseguem ter um emagrecimento de forma definitiva e vivem no efeito sanfona. Vai e volta, vai e volta porque só fazem dieta e só isso não vai resolver. Para grande maioria das mulheres que têm dificuldade de emagrecimento, é preciso tratar a base hormonal metabólica”, enfatiza o médico

Para as mulheres que estão lutando contra a obesidade, o primeiro passo é analisar seus hormônios. “Tem que avaliar a insulina, o cortisol, que é o hormônio do estresse, hormônios da tireoide, e também a qualidade do sono e do intestino”, detalha o Dr. Renan Botelho. 

Segundo o médico, este primeiro passo é importante pois todas as pessoas que estão acima do peso geralmente têm algum problema metabólico. “A partir daí, junto com uma alimentação com foco de emagrecimento e também mudança de hábitos mentais, o emagrecimento de forma saudável vai acontecer”, destaca.

Advertisement

Você também vai gostar

Emagrecer

Pacientes que pretendem se submeter a uma cirurgia bariátrica passam por um longo e desafiador caminho de preparação

Alimentação

Para quem sofre com sintomas como inchaço, fadiga, insônia e imunidade baixa, a dieta anti-inflamatória pode ser uma solução

Notícias

Corredora utilizou cera de cabelo para fazer tranças e, após transpirar, o produto atingiu os olhos causando uma inflamação na córnea

Notícias

Medir a pressão arterial é fundamental para prevenir uma série de doenças graves. Saiba como fazer adequadamente