Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Miopia: problema prejudica o aprendizado e a saúde de crianças

Aproveitando o período de volta às aulas, oftalmologista faz alerta aos pais e responsáveis sobre os riscos que a miopia traz à saúde das crianças

Miopia: problema prejudica o aprendizado e a saúde de crianças
Miopia: problema prejudica o aprendizado e a saúde de crianças - Foto: Shutterstock

Nas férias toda criança deveria passar por exame oftalmológico antes de retornar às aulas. Isso porque, a miopia, dificuldade de enxergar à distância, está crescendo em uma velocidade assustadora no país. De acordo com a OMS, em 2030 a miopia vai atingir 35,5% dos brasileiros, tendo um aumento maior que a média mundial. 

Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, presidente do Instituto Penido Burnier, a correção da miopia é essencial para o aprendizado das crianças. “Isso foi comprovado em um levantamento com 36 mil crianças das escolas públicas que receberam óculos durante uma ação social promovida pelo hospital em parceria com a prefeitura de Campinas”, pontua. Após um ano de uso dos óculos, 50% tiveram melhora no desempenho escolar e 36,2% ficaram menos agitadas. Esta é uma comprovação da importância do acompanhamento da saúde ocular na infância.

Causas da miopia

O oftalmologista afirma que a miopia é hoje a principal causa de deficiência visual reversível. É possível corrigir o problema com óculos ou lente de contato. Ele também explica que sua causa se dá, sobretudo, por herança genética quando os dois pais ou um deles é míope. “No entanto, o aumento exponencial da miopia na infância está relacionado ao esforço visual imposto pela vida digital e pela falta de exposição ao sol”, pontua. 

Um levantamento realizado pelo médico no Instituto com 360 crianças na faixa etária de 6 a 9 anos mostra que o uso intensivo das telas praticamente dobrou a prevalência da miopia entre os participantes. O oftalmologista explica que se trata de uma miopia acomodativa, causada pelo espasmo nos músculos ciliares que movimentam o cristalino para focalização nas várias distâncias. “A recomendação para evitar esta paralisação da musculatura dos olhos é não ultrapassar 2 horas contínuas de uso das telas”, recomenda.

Risco da alta miopia

Para o especialista, hoje um dos maiores desafios da oftalmologia é prever a alta miopia.  Isso porque, acima de 6 graus a miopia pode causar descolamento de retina, glaucoma, catarata precoce e degeneração macular. Todas essas são importantes causas de deficiência visual grave que reduzem a produtividade e aumentam os custos sociais relacionados à falta de acompanhamento oftalmológico. 

De acordo com o oftalmologista, a estimativa é que 1 em cada 10 míopes ultrapasse o marco de seis dioptrias ou graus. A  boa notícia é que uma pesquisa inédita mostra que a IA (Inteligência Artificial), somada à imagem do fundo do olho, podem prever a alta miopia  anos antes da progressão, tornando a indicação de tratamentos preventivos mais precisa.

Efeitos na saúde

Leôncio afirma que a miopia também aumenta a tendência à depressão e insônia, sobretudo entre altos míopes, conforme ficou demonstrado em outro estudo publicado na revista científica Nature. “Isso acontece porque todo nosso organismo é regido pela luz que sensibiliza células fotossensíveis da retina e avisa uma porção de nosso cérebro quando é dia ou noite”, pontua. 

O oftalmologista esclarece ainda que no míope o diâmetro ântero posterior é maior que o normal. “Esta alteração faz com que menos luz penetre nos olhos e as imagens se formem antes da retina, tornando tudo o que está distante desfocado”, salienta. 

A diminuição da entrada de luz nos olhos reduz a produção de dois hormônios, adrenalina e cortisol. Eles controlam o estresse, mantém o bom funcionamento do sistema imune e a glicemia em equilíbrio. No entardecer estes hormônios diminuem ainda mais para dar espaço à produção da melatonina, hormônio indutor do sono que também tem queda na produção e causa insônia em míopes.

Prevenção

O especialista ressalta que poucos pais conseguem restringir o tempo de uso das telas porque hoje as crianças estudam pelo computador ou celular. Felizmente, é possível prevenir a miopia com duas horas diárias de atividades externas durante o dia. Isso porque o sol estimula a produção da dopamina, hormônio que controla o crescimento do olho, que geralmente é maior nos míopes. 

“Hoje também já estão disponíveis lentes de contato e óculos que controlam a progressão da miopia. As lentes comuns, corrigem a visão, mas na periferia da retina jogam a imagem à frente da retina estimulando o crescimento axial do olho e, portanto, a progressão da miopia. Nas novas lentes de contato e óculos as imagens se formam exatamente em cima da retina em toda sua extensão e isso permite o controle da miopia. Não significa que estaciona totalmente, apenas controla”, afirma o médico.

As recomendações da OMS de uso seguro das telas são:

  • Menores de 2 anos. Não é indicado o uso de telas.
  • Entre 2 a 5 anos, o ideal é não ultrapassar 1 hora diária e sempre com um adulto por perto.
  • Entre 6 a 10 anos, no máximo 2 horas por dia e também com a supervisão de um adulto.
  • A partir dos 10 anos,  não ultrapassar o limite de 3 horas por dia. É importante também evitar a utilização de noite, que pode causar agitação e   atrapalhar o sono.

Para todas as idades, sempre preferir as telas maiores e usar mantendo distância. Se for tablet ou celular, a recomendação é de 30 cm entre o aparelho e o rosto. Outra recomendação é evitar a utilização durante as refeições. Isso porque o hábito induz à alimentação compulsiva e leva ao ganho de peso, outro problema de saúde que está em alta entre as crianças brasileiras.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

A cirurgia refrativa pode reduzir ou eliminar a reduzir a dependência de óculos ou lentes de contato. Saiba como é o procedimento

Notícias

Pesquisas mostram um aumento no número de jovens com problemas de visão, muito em decorrência do uso exagerado das telas

Notícias

Usar óculos inadequados por muito tempo pode trazer graves problemas para a saúde, por isso é importante saber quando atualizar as lentes

Notícias

O começo do início letivo é uma boa oportunidade para identificar os sinais de que os pequenos provavelmente precisam usar óculos