Connect with us

O que você está procurando?

Fitness

Pode praticar musculação na terceira idade? Entenda as recomendações

Mesmo quem nunca praticou exercício físico durante a vida pode começar a fazer musculação na terceira idade. Veja os cuidados necessários

Pode praticar musculação na terceira idade? Entenda as recomendações
Pode praticar musculação na terceira idade? Entenda as recomendações - Foto: Shutterstock

A prática de exercícios físicos é indispensável para proteger a saúde e garantir mais qualidade de vida, e na terceira idade essa realidade não é diferente. A musculação, especialmente, ajuda a preservar a força muscular, fator que naturalmente se esvai com o envelhecimento.

A educadora física da Premiere Training Gym, Karine Costa, salienta que os idosos devem praticar musculação com orientação adequada. O importante é não deixar de praticar. Isso porque os benefícios incluem aumento da força muscular, melhora da densidade óssea, prevenção de quedas, aumento da autonomia e maior qualidade de vida.

Por onde começar

Para quem nunca praticou exercícios antes, esse não é exatamente um problema. Afinal, é possível começar a musculação na terceira idade. Contudo, é essencial passar por uma avaliação médica para identificar possíveis limitações ou condições de saúde. 

“Antes de iniciar, é importante também receber orientações de um profissional de educação física para elaborar um programa de treino seguro e adaptado às necessidades individuais”, destaca a educadora.

Segundo ela, é fundamental realizar um treino individualizado, utilizar técnicas corretas de execução e respeitar os limites do corpo. “Além disso, monitorar a pressão arterial durante o treino e estar atento a qualquer sinal de desconforto são precauções importantes”, acrescenta.

Benefícios para o corpo e a mente

Vale ressaltar que a musculação na terceira idade não apenas melhora a condição física, mas também proporciona benefícios psicológicos, aponta a profissional. É o caso, por exemplo, do aumento da autoestima, redução do estresse e melhora do humor. 

“Manter a regularidade nos treinos e combinar a musculação com atividades aeróbicas, também exercícios de equilíbrio, mobilidade podem potencializar os resultados e promover uma melhor longevidade”, finaliza Karine.

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Se você treina e ainda consome refrigerante regularmente, veja os prejuízos que a bebida está causando ao seu organismo

Saúde Bucal

Mesmo com dentes de leite, as crianças com bruxismo devem passar pelo tratamento, uma vez que a condição pode causar problemas mais graves

Sem categoria

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Entenda a importância do diagnóstico precoce

Saúde Bucal

A cárie oculta costuma surgir em locais onde a escova de dentes e o fio dental não alcançam. Veja como identificar o problema