Connect with us

O que você está procurando?

Fitness

“Projeto Verão” deve ser apenas um start: veja dicas para uma vida saudável

Nem só por um corpo bonito o “Projeto Verão” é responsável. A saúde também ganha – e muito – com as práticas adotadas próximo à estação

"Projeto Verão" deve ser apenas um start: veja dicas para uma vida saudável
"Projeto Verão" deve ser apenas um start: veja dicas para uma vida saudável - Foto: Shutterstock

Com a estação mais quente do ano se aproximando, muitas pessoas correm para adotar o “Projeto Verão”. Nesses casos, o objetivo de adotar um estilo de vida saudável está intimamente ligado à meta de atingir uma boa forma. No entanto, esta pode ser uma oportunidade de pensar na saúde além da aparência física.

Para o Dr. Thiago Viana, nutrólogo e médico do esporte, é essencial compreender que o “Projeto Verão” vai além de simples objetivos estéticos temporários. Isso porque, na verdade, trata-se de uma chance para compensar e redefinir os hábitos de vida como um todo. 

“Embora muitos se concentrem em alcançar o corpo desejado para o verão, é importante lembrar que adotar práticas saudáveis ​​contribui para o bem-estar a longo prazo. Portanto, esse projeto deve ser encarado como um ponto de partida para estabelecer hábitos sustentáveis ​​que promovam a saúde física e mental”, afirma

Portanto, em vez de enxergá-lo como uma meta temporária, é melhor encará-lo como uma oportunidade para adotar costumes saudáveis permanentes, aconselha o médico.

Segundo Viana, a prática regular de atividades físicas é um dos pilares fundamentais. Além disso, vale destacar que não se trata apenas de emagrecer, mas sim de fortalecer o corpo, melhorar a resistência e prevenir uma série de problemas de saúde. 

“Escolher atividades que proporcionem prazer e sejam adequadas ao seu estilo de vida é essencial para manter a consistência”, comenta o especialista.

Projeto verão em prática: exercícios e dieta 

Para ter bons resultados durante esse processo, o médico do esporte recomenda a seus pacientes uma combinação de exercícios aeróbicos e de resistência. Corrida, ciclismo e natação são ideais para queimar calorias e melhorar a resistência cardiovascular. Já levantamento de pesos, treino com elásticos ou o próprio peso corporal, fortalece músculos, acelera o metabolismo e ajuda na tonificação.

Outro passo fundamental para o projeto funcionar é uma dieta equilibrada. Priorizar alimentos nutritivos como frutas, vegetais, proteínas magras e grãos integrais é essencial. A hidratação adequada e a atenção às necessidades individuais também são fundamentais. “A flexibilidade é a chave. Permita-se ajustar metas conforme necessário e lembre-se de que o progresso, por menor que seja, é uma vitória”, aconselha Viana.

Persistir e nunca desistir

Para manter a motivação após o verão é crucial diversificar suas práticas. Uma forma de manter o interesse é incorporar novos exercícios, explorando receitas saudáveis e definindo metas continuamente. 

Além disso, estabelecer metas a curto e longo prazo ajuda a manter o foco. E celebrar conquistas, mesmo pequenas, reforça a motivação. O especialista também aconselha seus pacientes a encontrar um sistema de apoio, seja por meio de amigos, familiares ou grupos online.

Dicas práticas para incorporar o “Projeto Verão” no dia a dia

Thiago dá alguns conselhos para facilitar a incorporação do “Projeto Verão” na rotina. Confira:

  • Comece com pequenas mudanças, substitua gradualmente alimentos menos saudáveis por opções nutritivas;
  • Faça refeições balanceadas: inclua proteínas, vegetais, grãos integrais e gorduras saudáveis em cada refeição;
  • Reserve tempo para exercícios, mesmo que seja uma caminhada rápida;
  • Planeje suas refeições e lanches com antecedência para evitar escolhas impulsivas;
  • Coma conscientemente, prestando atenção nas sensações de fome e saciedade;
  • Opte por alimentos frescos e minimamente processados;
  • Mantenha-se hidratado ao longo do dia.
Advertisement

Você também vai gostar

Beleza

O inverno exige mais cuidados com a pele por conta do clima seco e das temperaturas baixas, que causam ressecamento

Alimentação

Nada melhor do que um bom chá para esquentar o corpo e fortalecer a saúde neste inverno. Confira algumas opções

Doenças

As doenças respiratórias estão entre as enfermidades mais comuns durante o inverno. Entenda quais as doenças mais frequentes e como prevenir

Notícias

Estudo mostrou que 88% das pessoas de todo o mundo têm menos vitamina D no corpo do que o recomendado, o que causa diversos...